O post da série Casamentos Reais de hoje está sensacional! Aliás, além de ter sido lindo, o sim de Carla e Victor cumpre um papel social muito bacana: os noivos, que são biólogos e completamente ligados a tudo que se refere a preservação ambiental optaram por um casamento sustentável. Ele, que é carioca e ela do interior paulista, se conheceram durante a pós-graduação (ela estava terminando o mestrado e ele no início do doutorado), e logo que se conheceram se aproximaram, se gostaram e se apaixonaram. Passaram a morar juntos e em pouco tempo resolveram se casar, e mesmo com um longo caminho de Doutorado que lhe aguardava pela frente, Carla aceitou o desafio de ser noiva e preparar um casamento à distância (já que eles moram em Rio Claro – SP, e resolveram se casar em Vitória – cidade onde os pais da noiva residem).
A ideia do casamento sustentável surgiu pois o casal não queria que fosse apenas “mais uma festa de casamento”, mas também passar uma mensagem aos convidados. Assim, resolveram transmitir o pensamento de que dá pra fazer algo bonito, ainda que sustentável. E a sustentabilidade estava presente em diversos detalhes escolhidos para o casamento. Como bem disse a Carla: “não adianta muito o seu porta guardanapo ser de bambu se ele foi comprado na internet e chega até você de avião ou caminhão pelos correios”. Atitudes sustentáveis prezam pelo desenvolvimento social e econômico local, com redução da emissão de carbono, por exemplo.
E foi assim que se deram a contratação dos itens do casório (com predominância de fornecedores locais, para fomentar o desenvolvimento sócio-econômico, como o traje do noivo, que é da Maison Libanesa Homem). Alguns exemplos: o local foi escolhido por utilizar material reaproveitado em sua mobília. Todo o lixo do casamento foi separado para reciclagem. Não houve o uso de forminhas de papel ou plástico no bem-casado (feitos em formato de coração pela nossa parceira Louise Lacourt): os convidados receberam sacolinhas de papel para levar doces para casa. Os convites foram enviados online por email (pouquíssimos convites em papel apenas para quem tinha pouco acesso ou intimidade com o mundo virtual). A papelaria da festa foi toda confeccionada em papel reciclado e escrito com tinta orgânica. Grande parte da decoração foi feita a partir de flores plantadas, para que as flores não fossem jogadas fora após o evento. E para que cada convidado soubesse da decisão sustentável da festa, foram espalhadas ao longo do cerimonial várias plaquinhas explicativas. Achei genial a atitude dos noivos, e acho que eles podem servir de exemplo para muitos outros casais.
Na cerimônia do casamento, Carla e Victor não quiseram nada religioso, então optaram por elaborar a própria cerimônia com base nos costumes celtas. Para quem não sabe, essa cultura possui uma simbologia muito forte, valorizando os laços familiares e a ligação com a natureza. Uma mulher é quem realiza o culto, pois para os celtas ela é o maior vínculo humano que liga os homens à natureza. Assim, uma amiga do casal foi eleita para realizar a cerimônia, que foi linda e repleta de significado para eles. Cada casal de padrinhos levou ao altar objetos que remetiam aos elementos da natureza e que tinham um valor simbólico para os dois. A emoção se deu quando a Carla entregou para cada madrinha no salão o motivo de ter escolhido cada elemento para cada madrinha, já que cada objeto possuía um significado pessoal.
E os elementos foram: Vela (representando a família e união), Flores (cuidado e zelo), Água (paz e compreensão), Terra (fonte de recurso para um relacionamento estável – simbolizava respeito, amizade e lealdade), sementes (vidas e mudanças), Trigo (frutos e amizade), Incenso (alegria e celebração).
A animação da festa foi regada a muito rock´n´roll! Os noivos não abriam mão de músicas que tinham tudo a ver com eles, como Creedence, Talking Heads, Jet, AC/DC… passando também (e porque não?), pelos lendários Michael Jackson e Madonna. Como disse a Carla “o melhor set list de casamento da história”!
E em meio a tanto descaso ao meio-ambiente, o que mais achei bacana é que os noivos abraçaram essa causa e mostraram que dá pra fazer sim algo bacana e mesmo assim conseguir fazer uma festa sem agredir a natureza, numa posição de total conscientização e responsabilidade (ecológica e social). Adorei tudo, achei um casamento pra lá de original e lindo, e tenho certeza que a Carla e o Victor irão inspirar muitos outros noivinhos aqui do Blog! Confiram:
Ficou fofo, né gente?!
Lista de Fornecedores:
Local da Cerimônia, Festa e Decoração: Sítio Canto da Sereia | Buffet: Bull Grill | Cerimonialista: Danielly Simmer | Fotografia: Cherry Pie | Música da Cerimônia e Festa: DJ Maurício | Bolo: Juliana Marculano | Topo de Bolo: O Sapo que Lava o Pé | Doces: Chocolats Klein | Bem-Casados de Coração: Louise Lacourt | Papelaria: Papelita e Noiva | Bouquet de Folhas Secas: Folhas e Flores do Brasil | Vestido de Noiva e Acessórios do Cabelo: Marilda Simões | Produção da Noiva: Aline Bretas | Lapelas: Capricho de Pano | Traje do Noivo: Maison Libanesa Homem |
Maravilhoso!!! Casamento lindo e inspirador!!! Parabéns aos noivos!!!!
Como é bom ver casamentos com real sentido da comemoração. Parabéns noivos…ficou lindo e super original!
Uau, ficou lindo demais!!
Muito legal!! Ficou tudo muito lindo!!
Ai, como me emociono com esse post!!! Meu coração transborda de alegria ao me lembrar de cada segundo… Obrigada, Larissa!