Já falamos por aqui, mas não custa repetir: percebo que cada vez mais os noivos estão buscando personalizar todos os itens do casamento, e é claro que com a cerimônia não seria diferente. Eu particularmente acho isso o máximo, pois sempre bati na tecla que casamento inesquecível é aquele que tem a cara do casal. E quer maior identidade do que ter uma celebração personalizada?!
Batemos um papo com a super Liandra Zanette, celebrante de casamentos que emociona com seu trabalho incrível, cheio de afeto e personalidade! Só quem já teve o privilégio de participar de uma celebração conduzida por ela sabe o quanto o seu discurso é intenso e passa uma bela mensagem não só para os noivos, mas também aos convidados!
Hoje nós vamos falar um pouquinho de alguns dos ritos preparados pela Lianda, à disposição dos noivos que contratam o seu serviço. Lembrando que quando inserimos os rituais nas cerimônias, elas ganham em simbologia, em significado. Não é necessário existir o ritual para que a cerimônia seja emocionante e personalizada. Mas, quando a simbologia daquele ritual vem ao encontro do que o casal acredita sobre amor, relacionamento e casamento, ela agrega ainda mais sentido ao momento, que já é muito especial.
Atualmente, os rituais não seguem um rito tão rígido, é possível até mesmo fazer pequenas adaptações, mantidas, é claro, a simbologia original.
Confiram a seguir alguns dos rituais que você pode optar por adotar no seu grande dia:
Cerimônia das Rosas:
O casal recebe, cada um, uma rosa vermelha simbolizando o amor, depois eles entregam o seu amor um ao outro, ou seja, trocam as rosas entre si. Mas, continuamos a ver os dois com uma rosa, a verdadeira entrega do amor é sentir que seguem juntos o mesmo caminho, é receber o amor do outro como a maior dádiva e aprender a sempre olhar pelo olhar do outro. O casal coloca então as rosas juntas em um vasinho e assumem o compromisso de que a rosa vermelha simboliza agora o amor e que todos os anos, no aniversário de casamento, eles colocarão novamente 2 rosas vermelhas naquele vasinho. Assim como, em algum momento mais difícil ou num momento de grande felicidade, quando um deles chegar em casa e no vaso tiver uma rosa vermelha será sempre a lembrança do amor.
Adaptação: Há casais que desejam a cerimônia mais participativa, então, podem ter rosas de outras cores, como branca para simbolizar a benção da família e amarelas ou rosas para simbolizar a alegria dos amigos em compartilharem o momento com o casal. Neste caso, o vaso deve ser maior e receber mais flores.
Origem: não existem comprovações nem fontes seguras a respeito da origem dessa cerimônia. Só sabemos que o significado dela é lindo! <3
Duração: Cerca de 3 minutos, mas se o celebrante decidir incrementar o momento falando sobre o amor do casal, pode se estender até uns 5 minutos.
Cerimônia das Velas:
Temos três velas que são acesas, simbolizando a luz da vida deles. Uma opção bonita nesse ritual é que sejam os pais ou quem os represente a acender as velas. E o casal acende a terceira vela na simbologia que agora as vidas se unem e acendem uma chama única, um caminho único, e as velas do casal são apagadas para que prevaleça agora o sentido do nós e não mais do eu. O ritual é rápido, dura em torno de 2 minutos.
Cerimônia do Cordão de 3 Dobras e Cerimônia Handfasting:
O cordão de 3 dobras tem origem na passagem bíblica que está em Eclesiastes, capítulo 4, versículo 12 (E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa) que é usado como referência ao casal e a presença de Deus na vida deles. Muito usado em cerimônias de religiões evangélicas. É interessante pedir ao casal para trançar as cordas mostrando na prática o quando as 3 cordas juntas são mais fortes do que cada uma individualmente. Dá também pra usar as cordas trançadas junto às mãos do casal para abençoar as alianças.
A cerimônia handfasting também é rápida (dura em torno de 3 minutos), e se utiliza de cordão, cordas ou tecidos, não precisam ser 3, pode ser um só ou até vários. As mãos são unidas (as alianças podem estar na mão ou não) simbolizando a união do casal, e como as mãos são sempre o ponto de contato, faz-se uma reflexão sobre as mãos utilizando o seguinte texto:
“Estas são as mãos do seu melhor amigo, da sua melhor amiga, jovem e forte e cheio de amor por você. São elas que te abraçam, te seguram hoje, no dia do casamento em que vocês prometem amar um ao outro hoje, amanhã e sempre. Estas são as mãos que irão trabalhar ao seu lado e juntos construirão o seu futuro. Estas são as mãos que apaixonadamente vão te amar e te fazer carinho através dos anos, e com o mais leve toque, vai consolá-lo como ninguém.
Estas são as mãos que vão te acolher quando o medo ou tristeza invadir seus pensamentos. Estas são as mãos que inúmeras vezes enxugarão suas lágrimas sejam de tristeza ou alegria. Estas são as mãos que com ternura segurarão seus filhos. Estas são as mãos que irão ajudá-lo a manter a sua família unida.
Estas são as mãos que lhe darão força quando você precisar dela. E, por último, estas são as mãos que, mesmo quando enrugadas e envelhecidas, ainda estarão procurando pelas suas mãos para apenas com um toque te dizer tudo que nenhum palavra expressará.”
Cerimônia das Areias:
O ritual das areias traz à cerimônia do casamento um elemento que representa o amor e a união do casal sob a benção de sua família e amigos. As areias, depois de misturadas, não podem ser separadas. Elas se unem, se misturam, se completam. Esta é a simbologia do casamento: união eterna.
Cada grão de areia simboliza os momentos, os sentimentos, as situações vividas pelo noivo e pela noiva. Agora, eles se unirão e passarão a ter uma só vida composta de toda história vivida antes e a nova história que passam a construir juntos. Durante o ritual, as famílias (pai e mãe) entregam as vidas de seus filhos simbolizadas pela areia branca.
Os amigos podem simbolizar os elementos que compõem uma vida equilibrada e feliz: prosperidade(amarelo/dourado), espiritualidade (lilás), paixão (vermelho), equilíbrio (verde), otimismo (laranja), azul (serenidade), marrom (maturidade) e rosa (romantismo).
Os noivos escolhem suas cores de acordo com suas preferências pessoais para que representem a individualidade de cada um. Durante o ritual, um recipiente de cristal/vidro vazio é colocado sobre o altar. A sequência de depósito das areias no recipiente é a seguinte: Pais da Noiva, Pais do Noivo, Padrinhos, Noiva e Noivo. É possível que o casal opte apenas para que os dois despejem as areias de cores escolhidas por eles, dispensando a participação da família e dos padrinhos. Também é possível apenas a família e os noivos.
O ritual das areias pode ser inserido em qualquer cerimônia pois não se trata de uma cerimônia religiosa, mas apenas um ritual simbólico que terá como fruto um símbolo que ficará permanentemente na residência do casal como forma de lembrança dos votos e da eternidade do amor.
Importante Lembrar que:
O que agrega beleza aos rituais é a forma como o celebrante conduz o momento, é ele usar referências do casal para o momento não se tornar apenas uma repetição de textos prontos, mas que faça sentido para a realidade de vida do casal.
Vale lembrar que sobre os casais que escolhem esses rituais, geralmente são aqueles que se identificam com a simbologia ou que desejam ter um elemento duradouro do casamento (compromissos da rosas, por exemplo). Há também uma minoria que opta pelas cerimônias com rituais pois desejam que as cerimônias sejam diferentes, bem fora do tradicional e entendem que os rituais trazem beleza e diferenciação.