Atenção Noivinhas de Plantão: o Post de hoje é de extrema Utilidade Pública! Iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito do Espumante no Casamento. Em caso de festas em que será servido bebidas alcoólicas, o Espumante (ou Champagne, se preferir) não pode faltar. E ninguém melhor do que a Grand Cru Vitória para dar maiores explicações sobre o assunto, não é mesmo?! Nossa parceira é a maior e mais completa adega de vinhos e demais bebidas do Espírito Santo, onde você encontra os melhores rótulos do mercado a preço justo. A variedade é imensa, e mesmo sendo uma loja aberta ao público, a equipe da Grand Cru já está acostumada a fornecer bebidas para muitos eventos, inclusive casamentos.
Não é à toa que no ano passado a Grand Cru Vitória foi a empresa que forneceu os espumantes servidos no II Encontro de Noivas do PoB, e não poderia ter feito melhor escolha! O rótulo apresentado pela parceira foi o Argentino Nocturno, em suas versões Brut e Rosé, que na minha opinião é uma das melhores escolhas em matéria de Espumantes para servir em casamentos (preço justo, sabor incomparável, e a certeza que seus convidados irão amar!).
Aproveitei que a Grand Cru é fera no assunto, e formulei alguns questionamentos que são dúvidas frequentes entre as noivas. Vamos esclarecê-las?!
1) Qual a quantidade indicada para servir Espumante no Casamento?
No Geral, costumamos indicar a quantidade de 1 seja garrafa a cada 3 convidados, considerando as festas que costumam ter de 4 a 5 horas de duração. Caso seja contratado hora extra de festa, deve-se considerar a compra de 15% a mais de Espumante.
No entanto, ninguém melhor do que os noivos para conhecer o perfil de sua festa e de seus convidados. Por isso, considere que este cálculo pode variar para mais ou para menos. Tudo depende da proposta da sua festa. Os valores acima indicado é uma média que costumamos considerar nas festas de casamento em geral. Além disso, considere o cálculo de 1 garrafa a cada 3 convidados no caso da festa também possuir o serviço de open bar, Whisky, cerveja, etc.
Muitas noivas também nos perguntam com relação ao fato da festa ser durante o dia, se esse cálculo pode diminuir com relação a um casamento realizado à noite. Isso não muda, pois os convidados tendem a ingerir Espumante do mesmo jeito.
2) Qual Espumante escolher?! Tradicional ou Rosé?! Brut ou Demi-Sec?!
Tudo depende da proposta da sua festa. Aqui na Grand Cru Vitória costumamos conversar com os noivos para saber mais sobre o estilo do casal e o perfil dos convidados. A partir daí, podemos orientar melhor qual bebida oferecer na festa.
Mas no geral, quanto ao estilo de espumante, preferimos costumamos indicar os rótulos “Brut”, já que o “Demi-Sec” é muito específico e não são todos os convidados que apreciam uma bebida adocicada. O Espumante Brut costuma ter mais aceitação do público.
Com relação ao Espumante ser Tradicional ou Rosé, essa é uma questão de gosto. Como o próprio nome já diz, o Tradicional é normalmente servido em casamentos que seguem uma linha mais clássica e são realizados durante à noite. Já o Rosé é indicado para casamentos realizados durante o dia e festas realizadas ao ar livre. Além disso, é ideal para noivas e convidados de perfil mais moderninho que gostam de servir algo diferenciado e pretendem inovar no casamento.
3) Com quanto tempo de antecedência devo encomendar os espumantes do meu casamento?
Sempre aconselhamos aos nossos clientes a não deixar nada em cima da hora. Notamos que muitas vezes “falta planejamento” por parte dos noivos, que na reta final dos preparativos podem se apertar financeiramente e ao invés de escolher uma opção bacana de espumante para o casamento, optam pelo “mais barato”. Não se esqueçam que a bebida do grande dia deve estar à altura da sua festa.
Planejamento antecipado pode te garantir melhores preços, maiores condições e facilidades de pagamento, além de safras e produtos especiais. Por isso temos casais de noivos que compram a bebida com até um ano de antecedência. Quanto ao armazenamento, não se preocupe: a Grand Cru Vitória oferece o serviço de guardar sua bebida em nosso estoque climatizado até o dia da sua festa, e a mesma será entregue no dia, local e hora combinado com o cliente.
4) Qual a diferença entre Champagne, Espumante e Prosseco?!
CHAMPAGNE – É um tipo de espumante produzido exclusivamente na região francesa de Champagne. Sua fermentação ocorre dentro da própria garrafa, só pode ser produzido a partir das uvas Pinot Noir, Chardonnay ou Pinot Monier, e por ser de trabalhosa produção, costuma ser um vinho de preço mais elevado. Mas mesmo se tratando de um produto mais caro, alguns noivos são apreciadores da bebida e não abrem mão de servi-lo nem mesmo no casamento. Portanto, vale a pena frisar: Todo champanhe é um vinho espumante, mas nem todo espumante pode ser considerado um champanhe.
ESPUMANTE – Uma das opções mais requisitadas pelos noivos para festas de casamento, o espumante é um tipo de vinho que passa por uma segunda fermentação (por isso a presença das “bolinhas” – ou perlage -, em razão da presença de gás carbônico nas garrafas). O espumante pode ser produzido através do método ‘Charmat’ – que é quando a segunda fermentação ocorre em tanques de aço, ou então através do método ‘Champenoise’, que consiste na fermentação na própria garrafa. Costuma ser um espumante mais jovem, e geralmente é produzido a partir das cepas Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Noir.
PROSSECO – Também é considerado um tipo de espumante, porém é especificamente produzido na região do Vêneto, na Itália. Leva essa denominação em razão da uva que é produzida, que possui o mesmo nome (também chamada de ‘Glera’). Também é largamente utilizado em festas de casamento. Costumam ser bebidas frescas, equilibradas, com perlage (borbulhas) ricas e persistentes.
Eu simplesmente amei essa matéria, e vocês?!
Super indico a Grand Cru Vitória!! Marque um horário e conheça tudo o que essa super Adega tem a te oferecer!
Em São Paulo tem a Empório Borges Bebidas, tem ótimos preços 1
Preciso de pro seco p servi p 350 pessoas!
Aqui em Itaperuna Rj
Dia 02/09/2023